Sítio da Dona Eva recebe IV Mutirão do Projeto Araucária Viva

Dia 15 de janeiro aconteceu no sítio da agricultora Dona Eva e seu marido Cido o IV Mutirão de trocas de saberes entre agricultores/as. Desde agosto, o projeto Araucária Viva, executado pela Aliança Em Prol da APA da Pedra Branca, promove o encontro entre agricultores e técnicos com objetivo de constituir uma rede Agroecológica na região de Caldas.

O IV Mutirão contou com a presença de agricultores de Caldas e Santa Rita de Caldas, além da técnica da Emater escritório de Andradas-MG, Maria Neuza. O presidente da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, Daniel Tygel, também esteve presente na atividade.

Plantio de milho durante o mutirão

O sítio de propriedade da família desde 1964 já produziu café e hoje conta com uma diversidade de produção. Dona Eva diz que permaneceu na agricultura porque ama a terra e por isso cultiva de tudo um pouco: milho, mandioca, hortaliças, amendoim, fava, criação de porcos, vacas e galinhas. Mas dona Eva tem apego ao seu café de ótima qualidade, herança dos tempos de seu pai. Tudo no sítio é consumido pela família e o excedente é vendido na feira Agroecológica de Caldas.

As trocas de saberes entre agricultores e técnicos são um aprendizado para todos. O agricultor Valnei disse ao final da atividade: “eu me sinto muito agradecido pela amizade, pelos aprendizados e conhecimentos adquiridos hoje”. Segundo dona Eva, “o trabalho do mutirão ajudou muito, temos que continuar com o grupo e se manter unido para comercializar a produção”.

Por Uschi Silva do Projeto Araucária Viva Agroecologia na Serra da Pedra Branca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *