Jovens de Pouso Alegre visitam a Serra da Pedra Branca

Estudantes puderam presenciar de perto as belezas naturais e os impactos da mineração

No último sábado, 15 de junho, estiveram em Caldas 17 estudantes do Colégio Fênix de Pouso Alegre. Eles vieram visitar a região da Pedra Branca por iniciativa do caldense Ewerton Teixeira, que leciona Geografia nessa escola. O passeio foi realizado em parceria com a Aliança em prol da APA da Pedra Branca e o Jardim Botânico de Poços de Caldas.

Com idade entre 14 e 16 anos, os jovens chegaram pela manhã, e foram até o ponto de partida da trilha, que saiu do bairro do Bom Retiro, acompanhados pelo presidente da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, Daniel Tygel. De lá, seguiram guiados pelo morador Marcos Raimundo, que lhes contou sobre a resistência popular frente à mineração, atividade que explode pedras integrantes da serra – e as denomina granito ornamental, produto usado em banheiros e cozinhas, mas nem por isso essencial para a sociedade. Neste processo de explosão das pedras, os recursos naturais locais são bastante danificados, bem como a vida das famílias moradoras da região.

Segundo o professor Ewerton, “a proposta foi desenvolver um trabalho multidisciplinar fora da sala de aula, em contato direto com o objeto de estudo. Fizemos uma preparação teórica em sala para estabelecer um contato inicial, e, posteriormente, durante a visita, os alunos puderam conhecer in loco a APA da Pedra Branca e os impactos causados pela mineração.”

O grupo também foi acompanhado pelo biólogo técnico do Jardim Botânico de Poços de Caldas, Daniel Borges, que falou sobre os exemplares da fauna e da flora ali presentes, e mencionou também as espécies ameaçadas de extinção, o que causou surpresa aos jovens. O biólogo relatou ainda que “no início da trilha os estudantes estavam um pouco receosos do contato com a natureza, mas ao final dela já se encontravam totalmente à vontade, e até mais calmos”. Hoje a própria comunidade científica atesta que o contato com a natureza é primordial para a saúde, ao prevenir doenças e acalmar a respiração e os batimentos cardíacos.

A caminhada passou por lugares lindos, até chegar a um lajeado bem ao lado de uma das frentes de lavra da mineradora Fernando da Paz. No retorno, o grupo almoçou em Caldas e em seguida participou de um debate com Daniel Tygel, a respeito das questões ambientais e econômicas que se apresentam como desafios para a nossa época, e da responsabilidade deles, como estudantes, com o futuro do planeta.

Fotos de Vinícius Nascimento | aluno do 2º ano do Colégio Fênix

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *