Em meio a crise, Caldas inaugura Comitê da Ação da Cidadania

Criada por Betinho na década de 1990, Ação de Cidadania volta a ganhar relevância em meio a volta da fome

Na última quinta-feira (20), uma atividade realizada no Barracão de Artes e Criatividades selou a criação de um comitê da Ação da Cidadania na cidade de Caldas. A reunião foi realizada com devido distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

Daniel Tygel, organizador da reunião, celebrou a iniciativa. Antes mesmo da fundação oficial do comitê, 150 cestas básicas já haviam sido recebidas e quase todas já foram distribuídas.

O convidado principal foi Eduardo Fernandes Tardiole, coordenador da Ação no Sul de Minas Gerais, com sede em Machado. Eduardo relembrou o histórico de luta de Betinho, e citou a famosa frase: “Quem tem fome, tem pressa”. Por isso, a importância neste momento de aliviar o sofrimento imediato da população, sem perder de vista a necessidade de trabalhos de longo prazo com vistas à superação da miséria.

Para Eduardo, além de combater a fome, é preciso sempre questionar os motivos que levam à fome. Para exemplicar, trouxe outra famosa frase, agora de Dom Helder Câmara:

Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto por que eles são pobres, chamam-me de comunista’

Estiveram presentes no encontro representantes do CRAS, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Vila Vicentina, Conselho Tutelar, Fórum de Justiça, das ONGs Aliança em Prol da APA da Pedra Branca e Mãos que se unem, do Partido dos Trabalhadores, de líderes religiosos e o vereador Hélder, além do vereador Daniel Tygel.

Durante o debate, foram citadas diversas situações de violações de direitos humanos em Caldas, com especial menção a crianças e idosos. Além da questão da fome, foram citadas situações de alcoolismo, drogadição e violência como reflexo da crise econômica que assola o país, e consequentemente a cidade.

Além da criação do comitê, a reunião decidiu por uma maior integração das entidades de apoio social na cidade para maior eficiência das ações.

2 thoughts on “Em meio a crise, Caldas inaugura Comitê da Ação da Cidadania

  • 24 de maio de 2021 em 15:17
    Permalink

    Que legal parabéns

    Resposta
  • 24 de maio de 2021 em 22:55
    Permalink

    Este salão é um organismo vivo de amor, arte, cultura. Promove vida!
    Parabéns grupo pela iniciativa, várias pessoas nesse momento se reunem para este tipo de iniciativa. Façamos sempre parte!
    Parabéns!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.